Em toda empresa, o técnico em segurança do trabalho tem extrema importância, uma vez que esse cargo exige verificar o cumprimento e implantar todas as normas exigidas. Mas, afinal, você sabe quais as habilidades necessárias que esse profissional precisa ter para atuar na função?
Quais são as principais funções de um técnico em segurança do trabalho?
Esse profissional deve ter conhecimento que sua tarefa principal é, acima de tudo, garantir a segurança e a saúde de todos os funcionários. O objetivo é que os colaboradores não sofram lesões e que os riscos ergonômicos sejam evitados. Assim, será possível criar um ambiente de trabalho mais agradável, seguro e confortável para todos que lá atuam.
Diante disso, o técnico deve executar procedimentos de segurança — elaborando e orientando as atividades —, colocar em prática programas de prevenção de acidentes e eliminar os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador. Além disso, deve atuar com medidas e planos de prevenção para que, assim, possa acabar com os perigos. Ademais, também deve implementar alguns treinamentos para a proteção de todos.
Quais as habilidades necessárias para exercer a função?
Para exercer a função, algumas características pessoais e profissionais são importantes. Você sabe quais? Veja!
Bom relacionamento interpessoal
Saber se relacionar com os funcionários é uma ótima forma de realizar um bom trabalho. Afinal, são eles que podem oferecer informações importantes e pistas a serem seguidas sobre pontos que estão errados e oferecem riscos à saúde e possíveis acidentes.
Ter conversas amigáveis e ser simpático ajuda não só a atrair mais confiança, mas também auxilia na hora de resolver os problemas com mais tranquilidade. Ter uma postura dura e dar broncas constantemente pode ser um gatilho para inimizades. Tenha empatia, coloque-se no lugar do outro e analise os comportamentos e a atuação dos funcionários.
Ser proativo e observador
Para evitar acidentes de trabalho, a prevenção é fundamental. Dessa forma, quando o técnico identifica um fator de risco que pode comprometer a saúde e a segurança dos funcionários, ele deve tomar medidas imediatas que resolvam o problema no prazo mais rápido possível.
É importante também que, ao tomar decisões antecipadas, o profissional pense coletivamente. Por isso, é essencial que ele seja cuidadoso e tenha todo o conhecimento necessário sobre como a companhia funciona e quais são os seus objetivos e métodos de trabalho.
Ao observar e identificar os pontos falhos e de melhoria que precisam ser corrigidos, o técnico em segurança do trabalho passa a trabalhar com mais assertividade em suas ações. Ele analisa a empresa como um todo e entende o que precisa ser modificado para garantir a integridade mental e física do trabalhador.
Ter autonomia e saber tomar decisões
Quando se tem autonomia, o técnico consegue trabalhar sem empecilhos e dependência de outros departamentos. Com isso, ao ter o poder de tomar decisões, é importante saber como fazer isso de forma positiva. Afinal, uma ação que não é bem executada pode prejudicar ainda mais a empresa, que terá que refazer o trabalho.
Saber trabalhar em equipe
O profissional deve ter a capacidade de analisar as Normas Regulamentadoras e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quando for o caso. Deve ser flexível, mas também precisa saber quando é hora de orientar determinada pessoa que está fazendo seu trabalho sem seguir os procedimentos de segurança.
Outro ponto importante é que ele não pode atuar de forma individualista e deve se aliar aos demais funcionários da empresa. Dessa forma, com a ajuda dos trabalhadores, ele poderá analisar melhor as situações listadas como perigosas por toda a equipe.
Assim sendo, podemos perceber que, no geral, o profissional que cuida da segurança da companhia é fundamental para garantir que nenhuma lesão ou acidente aconteça, além de garantir a saúde de todos.
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