Garantir a produtividade dos funcionários sem negligenciar sua saúde e qualidade de vida é uma das mais importantes responsabilidades do engenheiro do trabalho. Por isso, você precisa saber o que é DDS, uma importante ferramenta que visa disseminar as boas práticas de segurança no ambiente laboral.
Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, visto que garante a integridade física dos colaboradores, cria um ambiente de trabalho seguro e traz grandes benefícios para a empresa.
Por isso, vamos explicar o que é o DDS e seus objetivos, além de mostrar sua importância para a empresa. Confira a seguir!
O que é DDS?
A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança, uma ferramenta que teve início nos anos 90 e faz parte da Política de Segurança das organizações. Trata-se de uma medida preventiva no contexto de saúde e segurança do trabalhador.
O DDS é uma forma de treinamento, realizado como um bate-papo conduzido pelos gestores, membros da CIPA ou profissionais (técnicos ou engenheiros) do setor de segurança do trabalho. Na reunião, a conversa é objetiva e de curta duração — de 5 a 15 minutos —, mas sua importância é enorme.
A prática do DDS tem como objetivo expor temas sobre os cuidados na rotina de trabalho, visando a prevenção de acidentes e a análise preliminar dos riscos de segurança. O diálogo pode englobar orientações sobre a preparação adequada do ambiente de trabalho, o uso correto de ferramentas e equipamentos e, ainda, técnicas de primeiros socorros.
Por que o DDS é importante?
Esta medida traz vários benefícios para o colaborador, bem como para a empresa. Veja por que a implementação do DDS é importante e necessária:
Cria conscientização sobre segurança no trabalho
Um dos principais objetivos do DDS é conscientizar os trabalhadores sobre a importância dos cuidados no trabalho e das práticas de segurança. Questões como postura, qualidade de vida e produtividade são fundamentais para garantir a saúde e a segurança dos funcionários.
Diminui o índice de acidentes no trabalho
Outro grande benefício do DDS é seu caráter preventivo, que busca alertar os funcionários sobre os riscos profissionais que podem ocorrer nos locais de trabalho e os meios para preveni-los. Isso contribui significativamente para diminuir acidentes, como incêndios, choques elétricos e demais riscos de segurança.
Reduz custos com assistência médica
O DDS ajuda a garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de proporcionar um ambiente de trabalho seguro. Assim, a medida previne acidentes e evita doenças ocupacionais, reduzindo custos com assistência médica, além de diminuir a taxa de absenteísmo, afastamentos e inassiduidade no trabalho.
Aumenta o comprometimento dos funcionários
Com o DDS, os funcionários se sentem mais valorizados, o que, consequentemente, gera uma equipe de qualidade, mais satisfeita e comprometida não só com o trabalho que realiza, mas também com a política e os objetivos da empresa.
Melhora a produtividade dos funcionários
Num ambiente seguro e com uma boa cultura de saúde e segurança no trabalho, é possível melhorar a performance dos funcionários e trazer melhores resultados para a empresa, aumentando a produtividade sem colocar em risco a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
O que fazer antes de realizar um DDS?
O Diálogo Diário de Segurança deve ser feito antes do expediente, a fim de dar as orientações para a equipe e explicar as medidas de segurança que deverão ser seguidas nas atividades laborais.
Antes do diálogo, deve-se informar aos trabalhadores sobre o que é essa ferramenta e porque ela está sendo implantada na empresa. Assim, o colaborador entende sua importância para evitar danos à saúde e acidentes no trabalho, compreendendo que seu papel é um elemento-chave nesse processo.
Como você viu, essa é uma importante medida preventiva, cada vez mais adotada pelos profissionais da segurança do trabalho. Agora que você sabe o que é DDS, deixe um comentário no post! Conte para gente a sua opinião sobre a ferramenta e não deixe de implementá-la na sua empresa!